sábado, março 03, 2007

Linfa



A linfa é um líquido transparente e esbranquiçado, levemente amarelado ou rosado, alcalino e de sabor salgado, constituído essencialmente pelo plasma e por glóbulos brancos, que é transportado pelos vasos linfáticos em sentido unidireccional e filtrado nos nódulos linfáticos. É produzida pelo excesso de líquido que sai dos capilares sanguíneos ao espaço intersticial ou intercelular, sendo recolhida pelos capilares linfáticos que drenam aos vasos linfáticos mais grossos até convergir em condutos que se esvaziam nas veias subclávias.Percorre o sistema linfático graças a débeis contracções dos músculos, da pulsação das artérias próximas e do movimento das extremidades. Se um vaso sofre uma obstrução, o líquido se acumula na zona afectada, produzindo-se um inchaço denominado edema.Este fluido é responsável pela eliminação de impurezas que as células produzem durante seu metabolismo. Pode conter microorganismos que, ao passar pelos filtros dos gânglios linfáticos e baço são eliminados. Por isso, durante certas infecções pode-se sentir dor e inchaço nos gânglios linfáticos do pescoço, axila ou virilha.Ao contrário do sangue, que é impulsionado através dos vasos através da força do coração, a linfa depende exclusivamente da acção de agentes externos para poder circular.
Ana Raquel e Ana Isabel

sexta-feira, março 02, 2007

Como é regulada a saída e a entrada de materiais nos capilares?


No organismo humano o sangue não contacta directamente com as células. As células são banhadas por um fluido intersticial ou linfa intersticial, que é um líquido claro e transparente.
A saída e entrada de materiais nos capilares sanguíneos é regulada pela pressão sanguínea e pelas diferenças de pressão osmótica no sangue e no fluido intersticial.
Mafalda Pereira

quinta-feira, março 01, 2007

Intercâmbio de substâncias ao nível dos capilares



É para a linfa que as células lançam os produtos tóxicos e prejudiciais resultantes do metabolismo, modificando assim a composição do meio que as cerca.
Grande parte do fluido intersticial volta a entrar no sistema vascular no extremo venoso dos capilares, pois, em consequência da filtração ocorrida anteriormente, a pressão sanguínea diminui e o sangue torna-se hipetónico em relação ao fluido intersticial.
Mafalda Pereira