sábado, março 10, 2007

O Sangue

O sangue é um tecido líquido que circula pelo sistema vascular sanguíneodos animais vertebrados e que tem como função a manutenção da vida do organismo. O sangue é constituido por diversos tipos de células, os elementos figurados que constituem a parte "sólida" do sangue e cerca de 45% do volume total. Os 55% restantes são formados por uma parte líquida, o plasma. A quantidade total de sangue no Homem representa cerca de 8% da sua massa total.




Imagem retirada de:
http//:www.celgmed.com.br/netmanager/imagens/upload/Gota%20de%20sangue.JPG
Mónica Mota

sexta-feira, março 09, 2007

Funções do Sangue

O sangue apresenta diversas funções. Uma delas é funcionar como um eficiente sistema de transporte de centenas de substâncias que são essenciais do organismo humano.
É através da circulação sanguínea que todas as células do organismo, de todos os tecidos, recebem a sua alimentação, composta por proteínas, açúcares, gorduras, água e sais minerais.
É também o sangue que, vindo dos tecidos, conduz o dióxido de carbono e os resíduos das células do corpo, eliminando-as através da respiração, do suor, da urina e das fezes.
Praticamente, todo o nosso sistema de defesa do organismo encontra-se no sangue. Este controla, por exemplo, a temperatura do corpo, o equilíbrio da distribuição de água e o processo de absorção celular.
É este que mantém constantes as condições internas do corpo(homeostasia).
O oxigénio é levado às células pelo sanguepor meio das moléculas de hemoglobina existentes nos glóbulos vermelhos , constituintes do sangue.



Imagem retirada de:
http//:www.hemonline.com.br/sangue.htm

Ana Isabel

quinta-feira, março 08, 2007

Constituintes do Sangue

O sangue é constituído poruma parte "sólida", os elementos figurados, e por uma parte líquida, o plasma. A parte "sólida" é constituida por células e estas são de três grupos: hemácias(ou glóbulos vermelhos, entrócitos), leucócitos( ou glóbulos brancos) e plaquetas(ou trombócitos).
Tânia Meireles

quarta-feira, março 07, 2007

Glóbulos Vermelhos

Os glóbulos vermelhos, também chamados hemácias, são as células que existem em maior quantidade no sangue e são elas as responsáveis pela cor vermelha deste. No interior das hemácias encontra-se um pigmento avermelhado denominado hemoglobina. É este o responsável pela cor vermelha das hemácias. Quando a hemoglobina está repleta de oxigénio assume uma cor vermelha viva(sangue arterial) e quando está repleta de dióxido de carbono, torna-se escura(sangue venoso). Em cada milímetro cúbico de sangue existem creca de 5,5 milhões de hemácias nos homens e aproximadamente 4,5 milhões nas mulheres.
Ana Raquel

terça-feira, março 06, 2007

Glóbulos Brancos

Os glóbulos brancos ou leucócitos, distinguem-se em dois tipos: granulosos( neutrófilos, eosinófilos, basófilos) ou agranulosos( linfócitos e monócitos). Os leucócitos, ao contrário das hemácias possuem nécleo e constituem a parte celular do sistema imonulógico( sistema de defesa do organismo contra substâncias e microorganismos prejudiciais). Substâncias especializadas denominadas anticorpos são produzidas pelos linfócitos em resposta à invasão dessas substâncias.

Também ajudam a evitar reacções alérgicas com a produção de histamina.

Fig.1- glóbulo branco no meio de glóbulos vermelhos

Mónica Mota

segunda-feira, março 05, 2007

Plaquetas

Outro elemento fundamental do sangue são as plaquetas. Esta são fundamentais no mecanismo de hemóstase e na coagulação do sangue. As plaquetas não são células mas sim fragmentos de células especiais nativas da medula óssea, libertados na circulação.

Fig.2- Imagem microscópica de uma amostra de sangue onde se podem observar as plaquetas, fragmentos roxos.

O seu número normal no sangue é de 150 mil a 450 mil por mililímetro cúbico. Uma diminuição acentuada de plaquetas leva a hemorragias.

Mónica Mota

domingo, março 04, 2007

Plasma

Toda a parte líquida forma o plasma sanguíneo. Cerca de 90% do plasma é constituídopor água pura, na qual estão dissolvidas enumeras substâncias. Destas, cerca de 3/4 são sais, como por exemplo, o sódio, cloro e fósforo. A importância fundamental do plasma deve-se às proteínas, nele dissolvidas. Em cada litro de sangue existem entre 60 e 80 gramas de proteínas.

Mónica Mota